5.10.2005


The Scream 1893 (Edvard Munch)
Ataque do Homem moderno perante a angústia existencial? Obra-símbolo da sociedade ocidental contemporânea, urbana e decadente. Está desaparecida desde Agosto de 2004, segundo a polícia norueguesa tudo indica para sempre, dado que os principais suspeitos aparentemente a destruiram para não serem incriminados. Conhecido isto, fiquei espantado quando me informaram que afinal há quatro versões desta obra, e que a roubada tinha sido só a principal. Não sei até que ponto é verdade toda esta história de logros e enganos, mas em mim perde grande valor uma obra que não pode ser considerada única. Dado que o própio autor a multiplicou. Justifica-se a classificação de obra-prima nestas situações?

Comments:
Encontrei o seu blog fazendo uma de minhas pesquisas sobre o Munch.
Gostaria de dizer que (e não digo isso por que Munch é meu pintos favorito, não tem nada a ver com tentar protegê-lo, ok?), enfim, gostaria de dizer que cada obra é única, mesmo quando reproduzida, pois é impossível de se copiar, mesmo pelo próprio artista. Ela pode parecer igual, mas nunca é. Cada pincelada é uma pincelada única... A obra era de fato única, embora existam reproduções da mesma... cada reprodução é uma nova e única obra...

Abraços
Viviane
 
Enviar um comentário

<< Home