10.28.2005

Mudar de casa

Pois é. Tenho de mudar de casa. Cheguei a essa conclusão depois de me ter percebido que já não existe lado nenhum para colocar livros sem que incomode. O meu quarto está forrado a livros e os montes que o decoram não incomodam verdadeiramente ninguém. Guardar livros em sótãos não é comigo, não tenho livros para os esconder, tenho de os ver. Estarem comigo no fundo. Aqueles que li, os que estou a ler (os montes no meu quarto) e os que irei proximamente ler (é relativo o espaço de tempo). A única solução que vejo é mesmo mudar de casa de forma a colocar mais livros. Estamos a romper pelas costuras.

Orlando Bloom

Este menino é um flop enquanto actor. Desde "O senhor dos anéis" até "O Reino dos Céus", passando por "Tróia" e "Piratas das Caraíbas". Provoca uma certa angústia vê-lo a representar sempre o mesmo indivíduo, só mudando o esgar facial. Nem sequer muda a forma de falar, sempre muitto pausado. Faz impressão ver que alguém como ele possa ter papéis que não sejam de figurante, quanto mais as coisas que ele tem feito. Pois, mas a verdade é que estamos cada vez pior...Nos filmes isso da representação é uma coisa que tá a mais (não vende!). É ridículo, se acham que vende por ser bonito devia ser modelo ou coisa assim. Parece que é farsola, pois é franzino, não pode ser modelo...mas actor é que tá quieto! Filmes com Orlando Bloom, é pa ver sempre de pé atrás.

Pensamento de todos os dias

Eu devia estar em Itália, em qualquer sítio, não importa a cidade.

10.27.2005

Triste

Os dias em que apenas se suspeita que o sol nasceu são dias arruinados. Falidos, em que mais valia pena não ser dia, mas sim noite. Detesto dias tristes.

Aviso sério

Afinal o Irão talvez faça mesmo parte do "eixo do mal". Desconheço profundamente a sociedade do Irão e a cultura muçulmana, mas de facto, neste momento e depois destas declarações é impossível não pensar que o presidente iraniano quer mesmo lançar bombas atómicas contra Israel. Senão de que forma vão eles aniquilar outro estado? Acho que isto é um sinal de que as negociações e paninhos quentes da França não estão a resultar lá muito bem. De facto, a deposição de Saddam Hussein não veio trazer nenhuma onda de mudança para lado nenhum.

10.26.2005

Portugal invade Brasil?

Eu a pensar que era ao contrário, mas enfim... De facto esta opinião do escritor Sanches Neto é um pouco surpreendente para mim. Eu sempre acreditei, também por experiência própria, que uma das características mais marcantes de um brasileiro seria a sua abertura para novas situações, sejam elas culturais sociais, ou de outra ordem. Fico um pouco desiludido ao aperceber-me que de facto não é assim. Existe pelo menos algum sector que de facto pensa isso, mas com uma adenda, especificando que se aceita tudo o que vier para o Brasil como bom, excepto o que vier de Portugal.

10.21.2005

É assim que te quero, amor,
assim, amor, é que eu gosto de ti,
tal como te vestes
e como arranjas
os cabelos e como
a tua boca sorri,
ágil como a água
da fonte sobre as pedras puras,
é assim que te quero, amada,

Ao pão não peço que me ensine,
mas antes que não me falte
em cada dia que passa.

Da luz nada sei, nem donde
vem nem para onde vai,
apenas quero que a luz alumie,
e também não peço à noite explicações,
espero-a e envolve-me,
e assim tu pão e luz e sombra és.

Chegastes à minha vida
com o que trazias,
feita
de luz e pão e sombra, eu te esperava,
e é assim que preciso de ti,
assim que te amo,
e os que amanhã quiserem ouvir
o que não lhes direi, que o leiam aqui
e retrocedam hoje porque é cedo
para tais argumentos.

Amanhã dar-lhes-emos apenas
uma folha da árvore do nosso amor, uma folha
que há-de cair sobre a terra
como se a tivessem produzido os nossos lábios,
como um beijo caído
das nossas alturas invencíveis
para mostrar o fogo e a ternura
de um amor verdadeiro.
Pablo Neruda

10.20.2005

Fugir

Preciso desesperadamente de uns dias longe de tudo. Preciso como nunca tinha precisado antes. A todos os segundos na minha carne se sente a extrema angústia presente. Farto. Mas sobretudo cansado. O desejo tem um nome: fugir. Onde me reinventasse, mais uma vez esse abismo surge em mim. Não sei que procuro. Sei é mesmo o que não quero. Nem sei como ter coragem para evitar tristezas. Enfim...viver todos os dias cansa.

10.19.2005

Riquelme

O Riquelme é um jogador muito estranho. Tem talvez a mais elevada capacidade técnica dos jogadores actuais, mas no entanto, nunca chega a realmente entusiasmar. Quando vemos ele a pegar na bola e a parar. Depois a fintar de todas as formas e feitios e sem nunca perder a bola. E quando mete a bola num colega para fazer golo quase sem ninguém entender de onde a jogada veio. Mas faz isso sempre com grande enfado, como se às suas costas tivesse o peso de uma responsabilidade que não é a sua. Creio que nunca sorriu na vida. Talvez, mas nunca no campo. Tem de deixar de fazer fretes e tornar-se jogador da bola.

10.17.2005

Sugestão aos adeptos do FCP

No próximo jogo, quarta-feira, aproveitem a ideia dos adeptos sportinguistas no jogo Sporting-Académica de levarem lençóis brancos de forma a não serem ignorados...e também que se vistam de vermelho. Assim, o senhor Co finalmente verá adeptos do Porto com qualquer coisa branca. Ou então a desculpa será outra, porque parece-me que também vai querer agarrar-se ao lugar, como o sr.Peseiro.

10.13.2005

Silence

O David Fonseca canta bem em português. Porque canta ele em inglês? (assim como assim só os portugueses o ouvem).

Chega!!

Sra. Dona Maria emília (presidente de Câmara de Almada...outra vez?!!?), depois de ver o que fez ao Feijó, Laranjeiro, Cova da Piedade, Miratejo, Monte da Caparica, por favor, leve a sua sanha construtora de amontoados de prédios para lados longe da arriba fóssil da Costa da Caparica, e da Charneca de Caparica! Ocupe-se com a Margueira, faça prédios aí, OK?

10 Filhos

10 Filhos. Quando alguém me pergunta sobre o número de filhos que quero ter. Mas é uma história como aquele sketch do Benfica. Quinze a zero. Ou seja, não tem nada a ver. Mas lá que gostaria de ser pai de muitos gostava. A verdade é que as mulheres atravessam estas indagações como uma loucura divertida. Seja!

A vedeta

Mas o que se passa com o Cristiano Ronaldo? Alguém lhe explique por favor o que é que não se deve fazer num jogo de futebol! Sei que teve há pouco tempo uma perda pessoal, mas humildade precisa-se. Está revoltado com alguma coisa? Com a selecção? Com os adeptos? Para ver fintas mirabolantes sem sentido vou ver jogos de míudos. Fintas daquelas até nos jogos de rua se vêem. Não é isso que faz um jogador.

10.12.2005

A caminho do quê, pergunto eu

Tenho uma pessoa no Uíje. Mas parece que ela não foi a única a ir para lá. Esperando que tudo o que possa lá estar à espera nada tenha a ver com sombras, recentes sombras que parece que ainda espreitam escondidas. A cada bater do coração e a esperar pela sua vinda.