5.31.2005

NA ORIGEM DAS PALAVRAS:CEMITÉRIO

"Vinda através do latim coemiterium ou cemeterium (este já no latim medieval), a palavra tem origem no grego koimetérion que era simplesmente "dormitório, quarto de dormir". Os cristãos consideram que os mortos na graça de Deus não estão mortos, mas sim adormecidos até à ressureição (Apocalipse, 14;13). Preferiram, por isso, "cemitério" como lugar do seu repouso, em vez de outras palavras latinas que expressavam a ideia de enterramento eterno."
(in "Dicionário da Origem das Palavras", Orlando Neves, Editorial Notícias)

ISTO NÃO VAI PARAR?

Agora foi o reitor do Santuário de Fátima. A cadência dos discursos, comentários, homilias e indignações da face escura, retrógrada, acusatória e moralista da Igreja (sim, aquela que deveria estar escondida) entrou num ritmo quase que assustador. Todas as semanas vem alguém indicar-nos que o futuro fora da Igreja é uma coisa quase que inumana, eles os maus nós os bons, tratam das coisas como criminosos, deviam estar quietinhos porque quem percebe destas coisas somos nós!, dizem eles. Pela minha parte, digo que já não há pachorra! E não há quem os cale?

5.30.2005

Uma flor de verde pinho
Eu podia chamar-te pátria minha
dar-te o mais lindo nome português
podia dar-te um nome de rainha
que este amor é de Pedro por Inês.

Mas não há forma não há verso não há leito
para este fogo amor para este rio.
Como dizer um coração fora do peito?
Meu amor transbordou. E eu sem navio.

Gostar de ti é um poema que não digo
que não há taça amor para este vinho
não há guitarra nem cantar de amigo
não há flor não há flor de verde pinho.

Não há barco nem trigo não há trevo
não há palavras para dizer esta canção.
Gostar de ti é um poema que não escrevo.
Que há um rio sem leito. E eu sem coração.
Manuel Alegre


Êxtase de Santa Teresa, 1646-52 (Gianlorenzo Bernini)
"...a sua grande lança dourada...cheia de fogo...mergulhou em mim várias vezes...penetrou-me até às entranhas...uma doçura tão extrema que não era possível desejar que acabasse"
Santa Teresa de Ávila


Perseu, 1553 (Benvenuto Cellini)
Um Perseu triunfante, com a espada curva oferecida por Mercúrio, e sandálias com asas e também com um "capacete" alado, tão semelhante ao deus que até se pode confundir com ele, não fora ter a cabeça cortada da Medusa nas suas mãos.

5.28.2005

ANEDOTA DO DIA

Alberto João Jardim: "Santana Lopes é um ás comparado com este governo". Já há muito tempo que não me divertia com um político...desde os tempos de Santana Lopes a primeiro-ministro, realmente. Santana Lopes é mesmo um ás...

5.27.2005

Este é o Tempo
Este é o tempo
Da selva mais obscura

Até o ar azul se tornou grades
E a luz do sol se tornou impura

Esta é a noite
Densa de chacais
Pesada de amargura

Este é o tempo em que os homens renunciam
Sophia de Mello Breyner Andresen

5.21.2005

COMO É POSSÍVEL?

Campos e Cunha sair já do governo? Que é isto? Para onde estamos a ir? O meu nível de preocupação atingiria níveis inacreditavelmente espaciais se se confirmasse...Passo a passo caminhamos com confiança para a miséria geral...E não há ninguém que nos salve?

5.19.2005

A MAIOR IGREJA DO MUNDO


Basílica de Nossa Senhora da Paz em Yamoussokro
Maior até do que a Basílica de S.Pedro em Roma, fica situada na capital da Costa do Marfim, e é também a igreja mais alta do planeta. Completada em 1989, custou 300 milhões de dólares. Tem marmóre importado de Itália, e os seus vidros de França. Tem espaço para 18 mil pessoas,e contém uma residência papal exclusiva, utilizada apenas quando o papa a visita. Estes números, são para mim, inacreditáveis. Sempre achei que este tipo de obras são completamente inúteis...mas 300 milhões de dólares? Não me parece uma coisa muito católica. Até porque esta igreja é um projecto puramente pessoal, de um indivíduo que foi presidente da Costa do Marfim, Félix Houphouët-Boigny, que mudou em 1983 a capital de Abidjan para a sua terra-natal, num acto manifesto de egocentrismo.

5.17.2005


Life of St. Jerome: Vision of St. Augustine 1502-04 (Vittore Carpaccio)
"É tão impossível sair do seu tempo como sair do seu corpo. Somos prisioneiros de muitas coisas, mas em primeiro lugar desse tempo onde a nossa liberdade se desenrola, ou se julga desenrolar. O talento de Carpaccio não consiste em ressuscitar um passado que ninguém ressuscita. Consiste em testemunhar para o futuro sobre o seu próprio presente. Tem diante de si um gabinete de trabalho de um humanista da Renascença. Um homem do século XVI que pinta um homem do século IV só o pode representar nos termos do século XVI. Repare no tecto: é um tecto de caixotões. Repare nos livros: são livros da Renascença. Carpaccio exagera até um bocado: não só reproduz uma estátua e bibelôs que só podem ter sido cinzelados por um Donatello ou por um Benvenuto Cellini, mas coloca na decoração, a dois passos de Santo Agostinho, uma soberba esfera armilar, suspensa do tecto e já muito engenhosa. Naturalmente, a memória e a imaginação são chamadas em auxílio e fazem o melhor que podem. São sempre a memória e a imaginação de um homem da sua época. Há muitas vezes em Carpaccio uma espécie de luz e de imobilidade orientais. Poderiam fazer crer que o pintor tinha visitado Constantinopla e a Terra Santa. Aqui, você tem mais um interior que contém algo de encerrado, de confortável, de cuidado, talvez um pouco flamengo. Está tudo bem colocado no lugar, com nichos bem polidos e móveis onde deve ser bom estar instalado. É que a pintura holandesa impressionara Carpaccio. Veneza, Constantinopla, a Flandres, Jerusalém podem muito bem agir sobre ele. O que lhe é proibido, como a si, como a todos, é voltar no tempo e ressuscitar Santo Agostinho como ele era verdadeiramente. O espaço é a forma do poder dos homens, o tempo é a forma da sua impotência."
(in "O Porteiro de Pilatos", Jean d'Ormesson, Publicações Europa-América)

Os Ombros Suportam o Mundo
Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teu ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espectáculo,
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.
Carlos Drummond de Andrade

5.13.2005

À ESPERA DE... MATCH POINT


Em virtude das reacções em Cannes, encontro-me já na fila para ver o filme. É do Woody Allen, é sombrio, é em Londres, é inspirado em Crime e Castigo, e tem Scarlett Johansson. (Roam-se de inveja rapazes: todas as minhas amigas são tão bonitas como ela)

A NÃO PERDER

Uma visita real ao Museu do Chiado. Se não der, só se não der, visitar o site. Mas só se não der!

5.12.2005

NA ORIGEM DAS PALAVRAS: VATICANO

"A palavra, que terá passado do etrusco para o latim, funda-se em vates, cujo significado era o de adivinho ou profeta (na sua evolução semântica veio dar vate, sinónimo de poeta) e em vaticinium, predição, oráculo. Os romanos não tinham deuses antropomórficos próprios. Cultuavam os poderes sobrenaturais a que não faziam corresponder quaisquer formas humanas. O Vaticano era uma das colinas de Roma, situada entre Mário e Janículo, na margem direita do rio Tibre. Nela existiam vários oráculos, os Vaticinia. O mais concorrido ficou conhecido como o "oráculo do monte Vaticano", mais tarde designado Vaticanus deus, o deus Vaticano que proferia previsões e era o protector dos primeiros sons vocail, da fala, por assim dizer, dos recém-nascidos (curiosamente, diz-se que o cristianismo é a "Palavra revelada"). A região foi ocupada por vinhas e vilas de nobres, entre eles, Agripina-a-Antiga, mulher de Germânico. Nessa vasta propriedade edificou Calígula um circo e Nero, por herança da sua tia Domícia, por ele mandada assassinar, construiu o que viria a ser conhecido como "os jardins de Nero". E é aí que, em 64 d.C. ele ordena o morticínio dos cristãos que acusara de autores do incêndio de Roma. E é aí que, também na mesma altura, talvez lendariamente, foi crucificado São Pedro, cujo corpo ficou enterrado perto do circo. Em finais do século V, São Símaco levanta no local uma modesta habitação que servia de estância de descanso para os papas que, então, viviam em Latrão. Depois da saída dos pontífices de Avinhão (cerca do século XII), o Vaticano começou a transformar-se no que é hoje. Assim, a origem de uma palavra carismática do catolicismo inscreve-se na mitologia pagã."
(in "Dicionário da Origem das Palavras", Orlando Neves, Editorial Notícias)

5.11.2005

CULT BLOG

Fora do Mundo. Declaro aqui a minha total devoção ao blog. Sou adepto fanático, leitor assíduo, defensor irracional. Aconselho-vos a lê-lo, como eu, todos os dias, como um ritual. É, pois, o meu blog de culto.

5.10.2005

COISAS DA BOLA

Pois é: temos novo líder no campeonato. E desta vez é só pragmatismo. Esqueçam a filosofia do jogar bem, rematar mais, ter mais oportunidades...O Sporting, infelizmente para mim, adepto luminoso, tem trazido nos últimos jogos do campeonato um pensamento rectilíneo, independentemente do jogo, coisa que antes não fazia e lhe custava caro. Ás vezes parecia que se esquecia que só ganharia os jogos se marcasse mais golos que a outra equipa. Tem melhor futebol mas neste desporto isso, meus amigos, é conversa fiada. O Brasil esteve de 1970 a 1994 a jogar sempre o melhor futebol e nunca ganhou: na hora da verdade não tinha nem golos nem defesa para vencer. Para o sábado, a única coisa que importa para os dois clubes terá de ser o desafio desse dia. Se o Sporting acreditar que tem o melhor futebol, perde. Se o Benfica acreditar que os golos irão surgir, perde. Acredito que a minha equipa vencerá. Mas não posso justificar, como é óbvio, uma coisa irracional. Num grande jogo de futebol, tudo pode acontecer.


The Scream 1893 (Edvard Munch)
Ataque do Homem moderno perante a angústia existencial? Obra-símbolo da sociedade ocidental contemporânea, urbana e decadente. Está desaparecida desde Agosto de 2004, segundo a polícia norueguesa tudo indica para sempre, dado que os principais suspeitos aparentemente a destruiram para não serem incriminados. Conhecido isto, fiquei espantado quando me informaram que afinal há quatro versões desta obra, e que a roubada tinha sido só a principal. Não sei até que ponto é verdade toda esta história de logros e enganos, mas em mim perde grande valor uma obra que não pode ser considerada única. Dado que o própio autor a multiplicou. Justifica-se a classificação de obra-prima nestas situações?

5.09.2005

NA ORIGEM DAS PALAVRAS: SEMINÁRIO

"O Concílio de Trento, em 1545, criou os "seminários", estabelecimentos de ensino eclesiástico. Em latim, seminarium era um "viveiro de plantas", proveniente de seminare, "semear". Semear a palavra de Deus (recorde-se a "parábola do semeador") é, pois, a origem figurada do estabelecimento escolar."
(in "Dicionário da Origem das Palavras", Orlando Neves, Editorial Notícias)

5.08.2005

DEMÓNIO DA HARMONIA

Através do rui tavares do Barnabé tomei conhecimento de um artigo da Christian Broadcast Network, que ataca todas as tentativas, as cristãs inclusivé, de tentar viver em harmonia com os muçulmanos. A única coisa a fazer será combater essa religião, destruír-la, no sentido de os iluminar da verdade e assim terminar com essa religião corrompida. Assim, como ao rui tavares, estas opiniões assustam-me verdadeiramente. É o tipo de coisa que se fosse defendida pela Igreja Católica me obrigaria a tomar uma posição de combate contra ela.

5.07.2005


Officer and a Laughing Girl 1658 (Johannes Vermeer)
Como se estívessemos a espiar esta cena, quase voyeur, o brilho do sorriso da mulher faz com que sinta estar na presença de um momento que mais ninguém podia observar, a não ser aquelas duas figuras. Ela está nervosa, com as mãos ocupadas com um jarro e tensa, e ele não; pelo contrário, descontraído, observa a mulher. O que haverá entre estes dois? Será amor?

5.06.2005

O Amor em Visita
Dai-me uma jovem mulher com sua harpa de sombra
e seu arbusto de sangue. Com ela
encantarei a noite.
Dai-me uma folha viva de erva, uma mulher.
Seus ombros beijarei, a pedra pequena
do sorriso de um momento.
Mulher quase incriada, mas com a gravidade
de dois seios, com o peso lúbrico e triste
da boca. Seus ombros beijarei.

Cantar? Longamente cantar,
Uma mulher com quem beber e morrer.
Quando fora se abrir o instinto da noite e uma ave
o atravessar trespassada por um grito marítimo
e o pão for invadido pelas ondas,
seu corpo arderá mansamente sob os meus olhos palpitantes
ele — imagem inacessível e casta de um certo pensamento
de alegria e de impudor.

Seu corpo arderá para mim
sobre um lençol mordido por flores com água.
Ah! em cada mulher existe uma morte silenciosa;
e enquanto o dorso imagina, sob nossos dedos,
os bordões da melodia,
a morte sobe pelos dedos, navega o sangue,
desfaz-se em embriaguez dentro do coração faminto.
— Ó cabra no vento e na urze, mulher nua sob
as mãos, mulher de ventre escarlate onde o sal põe o espírito,
mulher de pés no branco, transportadora
da morte e da alegria! (...)
Herberto Hélder

VOLUNTARIADO

Não tenho vocação para isto. Gosto demasiado de mim para o fazer, não consigo pensar no meu tempo como se pudesse ser para os outros...Admiro as pessoas que o fazem, sobretudo as jovens. Talvez até gostasse de ser assim, mas a verdade é que creio que nunca irei mudar. Ver mais informações aqui.

5.05.2005

GERAÇÃO ESQUECIDA

Hoje, dia internacional do Holocausto, foi inaugurada a exposição "Geração Esquecida", com obras de Erich Kahn, no museu de arte moderna em Sintra. Mais uma oportunidade de testemunhar um trabalho intensamente influenciado pela perseguição nazi aos judeus.

5.04.2005

DOGMAS

Tenho lido em muitos sítios um conceito errado de dogma e de ortodoxia católica, como se para nos considerarmos católicos tivessemos de ter uma opinião exactamente igual a todos os outros católicos, de uma ponta à outra, sem tirar nem pôr. A primeira questão é que no catolicismo existem vários dogmas, mas nem tudo o que é opinião do bispo, do cardeal e inclusivé do papa, é dogma. Tem havido uma confusão evidente até entre os católicos, indicando-me muitos que, por exemplo, se deve concordar com qualquer papa, com qualquer opinião dele, com prejuízo de não nos podermos considerar católicos. É falso. Se não concordarmos com os dogmas católicos sim, não nos devemos considerar católicos. Mas a escolha de um papa não é um dogma, nem as suas opiniões e decisões são dogmas. Posso concordar com todos os dogmas por isso ser católico e ter uma opinião teológica diferente em aspectos não dogmáticos. A maior parte dos dogmas estão no Credo. Mais tarde decisões tomadas a coberto da infalibilidade papal (que ao contrário do que quase toda a gente pensa não é permanente, basta lembrar que a última decisão tomada desta forma foi do papa Pio XII para criar o dogma da Assunção de Maria) foram acrescentadas à lista dogmática, como por exemplo a Imaculada Conceição de Maria.

5.03.2005

KATIE HOLMES


Esta menina é a actual companheira do actor Tom Cruise. Tem 26 anos. Ela jura a pés juntos que vai casar virgem. Ou estou muito enganado ou isto não vai resultar (a não ser que companheira queira dizer outra coisa para além daquilo que um homem de 42 anos precise).

5.02.2005

A QUEDA


Fui ver no último sábado este filme, apropriadamente neste dia, dado ser essa a data de 60 anos dos factos retratados.Gostei, mas apesar de tudo considero que é demasiado melodramático. Dá a impressão também que é tudo construído com arames, para tentar não ofender ninguém (também se compreende dada a situação). Mas conseguir agradar a todos moralmente afasta um pouco a possibilidade deste ser mais do que um filme descritivo. Apesar da interpretação do Bruno Ganz. Gostaria de ter visto um filme um pouco mais corajoso.