4.29.2005


Crucifixion 1912 (Emil Nolde)

4.26.2005

O PRINCÍPIO

"Naquela noite Lídia sonhou com o mar. Era um mar profundo e transparente e estava cheio de umas criaturas lentas, que pareciam feitas da mesma luz melancólica que há nos crepúsculos. Lídia não sabia onde estava, mas sabia que aquilo eram alforrecas. Enquanto acordava ainda as distinguiu atravessando as paredes e foi então que se lembrou da avó, Dona Josephine do Carmo Ferreira, aliás Nga Fina Diá Makulussu, famosa intérprete de sonhos. Segundo a velha, sonhar com o mar era sonhar com a morte.
Abriu os olhos e viu o grande relógio de pêndulo preso à parede. Passavam vinte minutos da meia-noite.Angola já era independente. Pensou naquilo e admirou-se por estar ali, deitada naquela cama, na velha casa das Ingombotas. O que fazia naquele país? Pergunta inútil, que todos os dias a atormentava.
Mas naquele momento tinha um outro sentido: o que fazia ela ali?
Estava lúcida e não sentia nada, nem a amargura dos derrotados, nem a euforia dos vencedores (naquela noite era as duas coisas ao mesmo tempo). “É a noite do louva-a-deus”, pensou. E viu-se a si própria, recém-nascida, com um grande louva-a-deus pousado sobre o peito.
Quando era pequena o velho Jacinto falara-lhe daquilo: “Pouco depois de nasceres, a tua mãe olhou para ti e viu um enorme louva-a-deus pousado sobre o teu peito”. Muito mais tarde, Vavó Fina voltou a recordar-lhe o episódio. Disse-lhe: “A vida vai-te comer”."
(in "Estação das Chuvas", José Eduardo Agualusa, Publicações Dom Quixote)

4.24.2005

Casa
Tentei fugir da mancha mais escura
que existe no teu corpo, e desisti.
Era pior que a morte o que antevi:
era a dor de ficar sem sepultura.

Bebi entre os teus flancos a loucura
de não poder viver longe de ti:
és a sombra da casa onde nasci,
és a noite que à noite me procura.

Só por dentro de ti há corredores
e em quartos interiores o cheiro a fruta
que veste de frescura a escuridão. . .

Só por dentro de ti rebentam flores.
Só por dentro de ti a noite escuta
o que sem voz me sai do coração.
David Mourão Ferreira

4.23.2005

DITADURA DO RELATIVISMO?

Confesso que o ser relativo é a estrutura constituinte da minha alma. Para mim, nada faz sentido se retirarmos o relativo das coisas. E por isso, e também por ter conhecimento das ideias de Ratzinger nos mais variados assuntos, acho que um papa que vai dividir, afastar, dizer sempre não, só pode ser mau para mim, que me considero católico, e para o mundo, não só ocidental, mas total. Esta opinião é, lá está, relativa, e sobretudo evolutiva. Mas nenhum papa dos conhecidos por mim teve ideias diferentes só porque foi eleito papa. Vamos ver. Outra confissão: desejei quase todos os dias, sempre que pensava no assunto, que escolhessem um qualquer menos este. Porque sabia o pensamento dele. Ele é o mais radical dos ultra-conservadores da Igreja. E por isso tenho estado pessimista. No entanto, sou uma pessoa que acredita em milagres....É a única forma do cardeal Ratzinger mudar para Bento XVI e não mudar só de nome...


The Beautiful Bird Revealing the Unknown to a Pair of Lovers 1945 (Joan Miró)

MANIFESTO PARA UM EX-(QUALQUER COISA)

Tu, que estás farto de mim, e viras as costas para não me ouvir; tu que preferes fugir a encarar a realidade, que te escondes debaixo da cama para não dares um passo à frente; tu, que assim que alguém pensa em decidir uma coisa foges com o rabo entre as pernas como se tivesses a ser violentado por um monstro; tu que tens medo das palavras simples...
Quero que te magooes com as coisas que valem a pena magoares-te e não com ninharias. Se achas que não sei falar não fales comigo; se achas que não me suportas não estejas comigo; se achas que a vida tem muito para me ensinar deixa-me vivê-la sem ti; se achas que amigo é o contrário de inimigo, quero que saibas que tens razão. Eu, católico não submisso, não consigo perdoar; católico progressista, não ofereço a outra face; católico independente, sou um pedaço de má pessoa. Por isso nem vale a pena tentar esquecer. Declaro por fim que sou ex-(ainda não sei o quê).

4.21.2005

Não te quero senão porque te quero,
e de querer-te a não te querer chego,
e de esperar-te quando não te espero,
passa o meu coração do frio ao fogo.
Quero-te só porque a ti te quero,
Odeio-te sem fim e odiando te rogo,
e a medida do meu amor viajante,
é não te ver e amar-te,
como um cego.

Tal vez consumirá a luz de Janeiro,
seu raio cruel meu coração inteiro,
roubando-me a chave do sossego,
nesta história só eu me morro,
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero amor,
a sangue e fogo.
Pablo Neruda

4.20.2005

ROUBAR O T


Uma tradição perigosa, mas interessante, praticada em Atlanta no GIT (Georgia Institute of Technology). Assim que o ano começa os estudantes elaboram estratagemas para retirar o T de cima do edifício, deixando-o na situação que a foto acima comprova. A administração da escola dificulta as coisas fazendo com que este feito seja bastante difícil e não alcançado todos os anos. A última vez que aconteceu foi em 1997.


La Maja Vestida 1799-1800 (Francisco Goya)

DOMINUS IESUS

Existe um dogma católico que diz que “não há salvação fora da Igreja”. Sobre esta frase existem várias interpretações de católicos:
- só os católicos romanos que se tenham baptizado pela água serão salvos
- serão salvos os baptizados pela água, e os que não o sendo morreram pela sua fé na Igreja ou aqueles que quisessem ter sido baptizados mas não o tenham podido fazer antes de morrer
- a salvação sem a Igreja Católica não é possível. Ou seja, é possível a salvação para aqueles que não estão com a Igreja, no entanto, ela só se dará por intermédio da Igreja (no fundo, porque ela existe).
O cardeal Ratzinger e o bispo Bertone publicaram o documento Dominus Iesus em 2000, que foi depois ratificado por João Paulo II, em que afirmavam que as pessoas fora da Igreja têm defeitos no que respeita à salvação. Estou muito curioso no que respeita ao que isto quer dizer em relação à interpretação do dogma de que não há salvação fora da Igreja. Ratzinger continuará a defender que todos os que não são católicos têm a salvação em risco? O que fará esta posição no relacionamento da Igreja com os não-católicos? Agora papa, irá Ratzinger modificar esta opinião? Considerará Ratzinger que pessoas como, por exemplo Gandhi, estarão irremediavelmente perdidas a não ser que abraçem a fé católica?

4.18.2005

Memorial do World Trade Center


Reflecting Absence
A 6 de Janeiro de 2004 foi apresentada a proposta vencedora (entre outras 5201 concorrentes), da autoria do arquitecto israelita Michael Arad. A principal característica do projecto são dois abismos, situados exactamente no sítio onde antes se encontravam as torres. As paredes dos abismos serão em queda de água, e será permitido descer à sua volta.



What Famous Leader Are You?
personality tests by similarminds.com



What Classic Movie Are You?
personality tests by similarminds.com

4.17.2005

Fausto do séc. XXI?


Para a próxima época futebolística, se efectivamente o Chelsea vencer na Europa este ano, a verdadeira competição não será quem vencerá a Liga dos Campeões, mas sim quem terá José Mourinho como treinador. Este facto implicará o anterior.

4.16.2005


La Maja Desnuda 1799-1800 (Francisco Goya)

Rumo a Bizâncio
I
Este país não é para velhos. Jovens
Abraçados, pássaros que nas árvores cantam
-essas gerações moribundas-
Cascatas de salmões, mares de cavalas,
Peixe, carne, ave, celebrando ao longo do Verão
Tudo quanto se engendra, nasce e morre.
Prisioneiros de tão sensual música todos abandonam
Os monumentos de intemporal saber.

II
Um velho é coisa sem valor,
Um andrajo apoiado num bordão, a não ser que
A alma aplauda e cante, e cante mais alto
Cada farrapo da sua mortal veste.
Nem há escola de canto somente o estudo
Dos monumentos de seu próprio esplendor;
Por isso cruzei os mares e cheguei
À sagrada cidade de Bizâncio.

III
Oh, sábios que estais no sagrado fogo de Deus
Qual dourado mosaico sobre um muro,
Vinde desse fogo sagrado, roda que gira,
E sede os mestres do meu canto, da minha alma.
Devorai este meu coração; doente de desejo
E atado a um animal agonizante
Ele não sabe o que é; juntai-me
Ao artifíco da eternidade.

IV
Da natureza liberto jamais de natural coisa
Retomarei minha forma, meu corpo,
Mas formas outras como o ourives grego
Em ouro forja e esmalta em ouro
Para que o sonolento Imperador não adormeça;
Ou em dourado ramo pousado, cantarei
Para damas e senhores de Bizâncio
Cantarei o que passou, o que passa, ou o que virá.
W.B. Yeats

Hanói Jane


Jane Fonda, activa militante anti-guerra, foi a Vietname em 1972, ainda a guerra decorria entre os EUA e o Vietname, declarando que os prisioneiros norte-americanos eram todos bem-tratados pelo regime comunista, afirmação que mais tarde se verificou não ser verdade.
Este é um caso em que o demasiado voluntarismo por uma causa por vezes nos torna cegos a tudo o resto. A sua visita a Hanói foi contrária à causa da paz e da não-violência, e tenho a certeza que a actriz está arrependida.

4.13.2005

Sucumbir ou salvar-se (ii)

"Os proeminentes judeus constituem um triste e notável fenómeno humano. Neles convergem os sofrimentos presentes, passados e atávicos, e a tradição e a educação de hostilidade para com o estrangeiro, para os tornar monstros de insociabilidade e insensibilidade.
Eles são o produto típico da estrutura do Lager alemão: ofereça-se a alguns indivíduos em estado de escravidão uma posição priveligiada, um certo bem-estar e uma boa probabilidade de sobreviver, exigindo em troca a traição da solidariedade natural para com os seus companheiros, e certamente haverá quem aceite. Este será subtraído à lei comum, e tornar-se-á intangível; será por isso tanto mais odioso e odiado, quando mais poder lhe for atribuído. Se lhes confiarem o comando de um manípulo de desgraçados, com direito de vida ou de morte sobre eles, será cruel e tirânico, porque perceberá que, se não o for suficientemente, outro, considerado mais apto, tomará o seu lugar. Para além disso, acontecerá que a sua capacidade de odiar, que ficou insatisfeita em relação aos opressores, cairá, injustificadamente, sobre os oprimidos: e sentir-se-á satisfeito ao descarregar sobre os seus subalternos a ofensa que recebeu dos que estão acima dele."
(in "Se Isto é Um Homem", Primo Levi, Editorial Teorema)

4.12.2005

Heresia Modernista

Modernismo foi um termo usado pelo papa Pio X (1835-1914) para descrever a doutrina de um grupo de teólogos, que era a seguinte: a aceitação de que a Igreja e os seus dogmas são ou derivam de instituições humanas que evoluíram no tempo, e que irão continuar a evoluir, e os seus documentos têm de ser vistos de um ponto de vista histórico, e analisadas como tal, da mesma forma que todas as outras instituições criadas pelo homem o são. Pio X descreveu o modernismo não apenas como uma heresia mas a verdadeira súmula de todas as heresias, porque minava a Igreja através dos seus próprios fiéis, não criando divisões evidentes. Em vez de criticar um determinado ponto de vista assumido pela Igreja numa determinada situação ou de reclamar a falta de autoridade num determinado assunto, o modernismo atacava a possibilidade de uma verdade objectiva e imutável não passível de relativização ou dúvida, condenando assim o ensino de uma verdade, pois esta mudaria, provavelmente, ao longo do tempo. Pio X dizia “que a verdade é tão imutável quanto o homem, pois deriva dele mesmo.” Os seus resultados visíveis são:
- Estudo crítico dos textos bíblicos, nomeadamente na percepção de que o que está escrito não foi o que realmente aconteceu, e tentativa de perceber a perspectiva histórica do texto, encontrando a razão do texto estar escrito daquela forma
- Secularismo, ou defesa de que existe um Bem para além da Igreja, e que pode ser alcançado independentemente dela, levando assim à separação da Igreja e Estado, em termos de leis, organização social e tradições culturais.
- Explicação da religião através das emoções irracionais, explicando assim o surgimento e alteração de posições da Igreja ao longo dos tempos.
O modernismo é actualmente condenado pela Igreja, tendo mesmo sido recentemente declarado santo o papa Pio X por ter defendido as almas das muitas pessoas que, segundo a Igreja, morreram devido às heresias modernistas.

4.11.2005

Sucumbir ou salvar-se (i)

"Sucumbir é o mais simples: basta cumprir todas as ordens que se recebem, comer só a ração, obedecer à disciplina do trabalho e do campo. A experiência demonstrou que só em casos excepcionais, desta forma, se pode durar para além de três meses. Todos os muçulmanos* que vão para a câmara de gás têm a mesma história, ou melhor dizendo, não têm história; seguiram o declive até ao fundo, naturalmente, como os rios que vão desaguar ao mar. Depois de ter ingressado no campo, por sua incapacidade essencial, ou por azar, ou por um qualquer acidente banal, sucumbiram antes de poderem habituar-se; estão sempre atrasados, só começam a aprender o alemão e a perceber qualquer coisa no infernal emaranhado de leis e de proibições, quando o seu próprio corpo já se encontra em fase de aniquilação, e nada os pode salvar da selecção ou da morte por depauperamento. A sua vida é breve, mas o seu número é enorme; são eles, os Muselmanner, os que sucumbem, a coluna vertebral do campo; eles, a massa anónima, continuamente renovada e sempre idêntica, dos não-homens que marcham e se afadigam em silêncio; dentro deles apagou-se a centelha divina, já demasiados vazios para sofrer de verdade. Hesita-se em chamá-los vivos: hesita-se em chamar morte à sua morte, diante da qual não têm medo, pois estão demasiado cansados para poderem aperceber-se dela.
Eles povoam a minha memória com a sua presença sem rosto, e se pudesse resumir numa única imagem todo o mal do nosso tempo, escolheria esta, que me é familiar: um homem ressequido, com a testa baixa e os ombros curvados, em cujo rosto e em cujos olhos não se pode ler qualquer sinal de pensamento. Se os que sucumbiram não têm história, e um só e amplo é o caminho da perdição, os caminhos da salvação são, pelo contrário, muitos, difíceis e imprevisíveis."
* com esta palavra, Muselmann, ignoro porquê, os velhos do campo designavam os fracos, os ineptos, os votados à selecção
(in "Se Isto é Um Homem", Primo Levi, Editorial Teorema)

Mundo Superficial

Não entendo muito bem a crise da profundidade nas relações entre as pessoas. Olho à minha volta e a cultura da aparência, da ligeireza, até da absoluta brincadeira supera todas as outras perspectivas que tomamos. Nada do que se faz parece concreto, é simplesmente um meio de divertimento. E mesmo o que é possivelmente concreto, está assente numa leviandade grosseira, de possível recuo, de mudança constante. Passos seguros só se dão após muitos momentos de busca e de procura, porque estamos cada vez mais envolvidos na passagem do tempo. Não existem alturas para pararmos e tomar consciência do que é real. O que impera neste momento é que nada é real, por isso tudo é possível. Tenho de escolher entre esquecer o passado e viver nesta sociedade, integrado, ou ser eu mesmo, completo, e sofrer consequências disso.


Escultura do Parque de Vigeland em Oslo (Gustav Vigeland 1869-1943)

4.10.2005


Poor People on the Shore 1903 (Pablo Picasso)

4.09.2005

O Vento na Ilha
O vento é um cavalo:
ouve como ele corre
pelo mar, pelo céu.

Quer levar-me: escuta
como percorre o mundo
para levar-me para longe.

Esconde-me em teus braços
por esta noite apenas,
enquanto a chuva abre
contra o mar e contra a terra
a sua boca inumerável.

Escuta como o vento
me chama galopando
para levar-me para longe.

Com tua fronte na minha
e na minha a tua boca,
atados os nossos corpos
ao amor que nos abrasa,
deixa que o vento passe
sem que possa levar-me.

Deixa que o vento corra
coroado de espuma,
que me chame e procure
galopando na sombra,
enquanto eu, submerso
sob os teus grandes olhos,
por esta noite apenas
descansarei, meu amor.
Pablo Neruda

Parece que se confirma





You Are 35% Normal
(Occasionally Normal)





You sure do march to your own beat...
But you're so weird, people wonder if it's a beat at all
You think on a totally different wavelength
And it's often a chore to get people to understand you


How Normal Are You?

4.08.2005

Perguntas de um trabalhador que lê
Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilónia várias vezes destruída
Quem a reconstruiu tanta vezes?
Em que casas

Da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que

A Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo

Quem os ergueu?
Sobre quem

Triunfaram os Césares?
A decantada Bizâncio

Tinha somente palácios para os seus habitantes?
Mesmo na lendária Atlântida
Os que se afogavam gritaram por seus escravos
Na noite em que o mar a tragou.
O jovem Alexandre conquistou a Índia. Sozinho?
César bateu os gauleses.
Não levava sequer um cozinheiro?
Filipe da Espanha chorou, quando sua Armada

Naufragou.
Ninguém mais chorou?
Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem venceu além dele?
Cada página uma vitoria. Quem cozinhava o banquete?
A cada dez anos um grande Homem. Quem pagava a conta?
Tantas histórias. Tantas questões.

Bertold Brecht

Aos meus amigos italianos
De facto, os italianos devem ser as pessoas mais parecidas com os portugueses. Ver aqui.

4.07.2005

Alma Perdida
Toda esta noite o rouxinol chorou,
Gemeu, rezou, gritou perdidamente!
Alma de rouxinol, alma da gente,
Tu és, talvez, alguém que se finou!

Tu és, talvez, um sonho que passou,
Que se fundiu na Dor, suavemente...
Talvez sejas a alma, a alma doente
De alguém que quis amar e nunca amou!

Toda a noite choraste... e eu chorei
Talvez porque, ao ouvir-te, adivinhei
Que ninguém é mais triste do que nós!

Contaste tanta coisa à noite calma,
Que eu pensei que tu eras a minh'alma
Que chorasse perdida em tua voz!...
Florbela Espanca

Importa-se de repetir?

"O animal mais bonito e de que mais gosto é a mulher. Não há dúvida nenhuma de que é o melhor amigo do homem." Nuno da Câmara Pereira, deputado eleito pelo PSD

Ora aqui está uma afirmação digna de um macho latino!

Para haver Metro até às 3h

Quinta, sexta e sábado. Acho que é uma boa ideia. Ver e/ou assinar petição aqui.

4.06.2005

As três leis fundamentais da robótica (segundo Isaac Asimov):
1 - Um robot não pode causar dano a um ser humano nem, por omissão, permitir que um ser humano sofra;
2 - Um robot deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, excepto quando essas ordens entrarem em conflito com a Primeira Lei;
3 - Um robot deve proteger sua própria existência, desde que essa protecção não se choque com a Primeira nem com a Segunda Lei da robótica.

O interessante será saber o que um robot faria se estivesse numa situação em que tem de agir porque não pode permitir que um ser humano sofra mas essa acção infligeria dano inevitável a um ser humano. O que acontece? Curto-circuito?

4.05.2005


Litografia de 1894
O vinho Mariani foi criado em 1863 por Angelo Mariani. O curioso é que era um vinho que continha extractos de folhas da coca, e a sua fórmula foi copiada por um senhor americano chamado John Pemberton, nosso amigo inventor da Coca-Cola. Por isso, o Mariani é a bebida avó (será assim?) da Coca-Cola.O consumo do vinho Mariani foi proibido em 1914.

4.03.2005


Dance Class at the Opera 1872 (Edgar Degas)

Cântico ao Sol
Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
Teus são o louvor, a glória, a honra
E toda a benção.
Só a ti, Altíssimo, são devidos;
E homem algum é digno
De te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor,
Com todas as tuas criaturas,
Especialmente o Senhor Irmão Sol,
Que clareia o dia
E com sua luz nos alumia.
E ele é belo e radiante
Com grande esplendor:
De ti, Altíssimo é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Lua e as Estrelas,
Que no céu formaste claras
E preciosas e belas.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Vento,
Pelo ar, ou nublado
Ou sereno, e todo o tempo
Pela qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Água,
Que é mui útil e humilde
E preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Fogo
Pelo qual iluminas a noite
E ele é belo e jucundo
E vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a mãe Terra
Que nos sustenta e governa,
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelos que perdoam por teu amor,
E suportam enfermidades e tribulações.
Bem aventurados os que sustentam a paz,
Que por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal
,
Da qual homem algum pode escapar.
Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar Conformes á tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!

Louvai e bendizei a meu Senhor,
E dai-lhe graças,
E servi-o com grande humildade.

Giovanni Bernardone, conhecido por S.Francisco de Assis

4.02.2005


The Life Aquatic with Steve Zissou (Um peixe fora de água) - Wes Anderson
Sítio Oficial / Imdb / Trailer / Crítica / Seu Jorge
Constantemente se ouve português. É o Seu Jorge, que faz basicamente de músico neste filme. Ele e o seu violão vão nos dando músicas do David Bowie nesta nossa língua, que pelos vistos é apreciada por outras paragens. E é usada neste filme, que é mais divertimento propriamente que comédia. Destaco o papel que o hilariante Bill Murray faz, tendo como consequência a minha cada vez maior admiração por este actor brilhante. E será este Steve inspirado em Costeau? Talvez não totalmente, mas o que é certo é que não conseguimos deixar de pensar em Costeau desde o início até ao fim. Mas no fundo, não passa de uma sucessão de ridículos, de cenas . Humor escancaradamente de absurdos, talvez até ligeiro nas suas brincadeiras, por exemplo nas animações dos peixes (feitas por computador), nunca deixei de o ver como se de uma paródia se tratasse. É muito estranho, muito não comercial, feito de momentos pequenos, não chega a existir um de grande intensidade. Mais um filme não-realista...O que não é um defeito, note-se.